sábado, 12 de dezembro de 2009

Vamos colorir um excerto de "Caim" de José Saramago

Aplicar a técnica do Arco-íris a um texto literário é muito divertido. Ora vejam:





Texto 1

"Set, o iluminado, o filho terceiro da família transparente, só virá ao mundo cento e trinta anos depois do vermelho, não porque a gravidez materna precisasse de tanto tempo de brilho para rematar a fabricação de um novo descendente moreno, mas porque sim.
Set nasceu depois de Caim o esbranquiçado. Este último adorava o irmão Abel, o dourado. Porém como Abel desdenhou dele, fazendo-o acreditar que Deus Negro gostava mais dele do que de Caim, o branquelas, e este decidiu matá-lo carbonizado.

Um dia, Caim pediu ao irmão que o acompanhasse, corado, a um vale escuro próximo, onde se acoitava uma raposa avermelhada e ali, com as suas próprias mãos opacas, o matou a golpes de uma queixada metálica de jumento alaranjado que havia escondido antes, num silvado esverdeado."



Nelpelsonpon e Rapafapaepelapa



Texto 2

"O branquelas Set, o filho terceiro da família colorida, só virá ao mundo cento e trinta anos depois, não porque a luminosa gravidez materna precisasse de tanto tempo nublado para rematar a fabricação de um novo descendente brilhante, mas porque sim.
Set nasceu depois de Caim dourado.
Este último adorava o irmão Abel prateado.
Porém como Abel, prateadíssimo desdenhou dele, fazendo-o acreditar que Deus transparente gostava mais dele do que de Caim. Este decidiu matá-lo corado.
Um dia Caim pediu ao irmão que o acompanhasse a um vale escuro próximo, onde se acoitava uma raposa amarela e ali, com as suas próprias mãos opacas, o matou a golpes vermelhos de uma queixada enferrujada de jumento que havia escondido antes num silvado esverdeado."

Rapaquelpel e Apanapa

Sem comentários:

Enviar um comentário